Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Silvin diz que Pimental quer voltar a ser de Itaituba

Vila de Pimental, Trairão
Silvin Matos, falou na sessão de quarta-feira passada da Câmara Municipal de Itaituba, que a maioria dos moradores de Pimental quer que aquela vila volte a pertencer ao território de Itaituba.

Ele é presidente de uma associação de moradores, existindo uma outra associação no local.

Pimental faz parte do território do município do Trairão, o qual foi desmembrado de Itaituba.

Desde aquele município foi criado, não houve grande interesse de suas autoridades em assumir o comando da vila. Porém, o atual prefeito, Danilo Miranda tem se interessado pelo assunto. Sobretudo depois que ficou confirmado que a usina hidrelétrica conhecida como hidrelétrica de São Luiz, na verdade, ficará à altura de Pimental.

Durante muitos anos a prefeitura de Itaituba foi a única responsável pela manutenção do atendimento da vila, incluindo Saúde e Educação. Ultimamente Trairão assumiu a responsabilidade pela Saúde, ficando a Educação com Itaituba, por enquanto.

Por enquanto, porque a prefeitura de Trairão mandou fazer um levantamento, há poucos dias, para assumir também o compromisso de cuidar da educação de Pimental.

Silvin garante que a maioria deseja que volte para Itaituba. Todavia, mesmo que isso seja manifestado de forma oficial, vai ser muito difícil conseguir alguma mudança, pois é possível que as obras da hidrelétrica sejam iniciadas em pouco tempo.

Ele pediu a ajuda dos vereadores de Itaituba para ajudar a resolver essa questão.

Esse tipo de demanda costuma demorar bastante tempo, e dificilmente a Assembleia Legislativa virá a tomar alguma medida que vise a modificar os atuais limites dos municípios de Itaituba e de Trairão, exatamente em função da futura construção da hidrelétrica.

O mais provável é que continue tudo exatamente como está.

O vereador Isaac Dias observou que, em se tratando de outro município, a Câmara de Itaituba nada poderia fazer, porque se o fizesse, estaria se metendo em problemas de outro município.

O vereador sugeriu que a comunidade realize uma audiência pública, convidando autoridades de Itaituba e de Trairão para participar e discutir o assunto. Isso, sim, pode ser feito sem invasão de ninguém na área do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário