Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESTELHAMENTO DO HOSPITAL DE FORDLÂNDIA NAS MÃOS DA POLÍCIA FEDERAL

 Foto tirada pelo Repórter Elias Junior na época do destelhamento 
O que muita gente pensava que ia se acabar em Pizza o caso do destelhamento do Hospital de Fordlândia que foi construído na época dos Americanos ficou redondamente enganado. 

Essa semana a investigação ressurgiu das cinzas e abriu mais uma vez a discussão a respeito do fato que aconteceu no ano de 2012.

ENTENDA O CASO 

Precisamente no més de Fevereiro do ano de 2012 algumas pessoas ligadas a prefeitura de Aveiro começaram a retirar as telhas do antigo Hospital da vila de Fordlândia, na época o fato foi denunciado ao repórter deste meio de comunicação que imediatamente colocou a boca no trombone não concordando também o que estava sendo feito pela administração municipal que na época era conduzida pelo ex prefeito de Aveiro Ranilson do Prado.  O fato foi denunciado com exclusividade pelo Fordlândia Portal de Noticias que atualmente hoje é conhecido como GRUPO ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS

A matéria jornalistica caiu como uma bomba e foi noticiada por blogs e Sites de praticamente todo o país inclusive com conotação na FOLHA DE SÃO PAULO. A denuncia da retirada das telhas ganhou mais peso ainda quando um Cineasta Brasileiro de renome internacional conhecido por Marinho Andrade entrou em contato na época com a senhora Maria Dorotéa de Lima Superintendente do IPHAN. 

No més de Março do ano de 2012 o IPHAN, O órgão Federal mandou uma funcionaria ate a vila de Fordlândia para averiguar as denúncias do destelhamento do antigo hospital,que foi efetuado por funcionários da prefeitura de Aveiro o fato aconteceu a algumas semanas atras e foi motivo de muita polêmica entre moradores que nasceram e cresceram na vila,segundo eles uma afronta a historia da vila que foi fundada pelos Americanos.

Vale ressaltar que arquiteta Tatiana Borges que disse a nossa reportagem que sua vinda a Fordlândia foi a de investigar as denuncias a respeito do destelhamento do hospital e também de fazer uma vistoria nos imoveis que foram tombados pelo Patrimônio Histórico e cultural,especificamente as casas da Vila Americana,Galpão e Hospital.A respeito do destelhamento do antigo hospital ela falou que o prédio não era para ser tirado nem uma peça do prédio.A respeito o galpão que a prefeitura esta fazendo uma reforma ela falou que foi mandado o projeto de reforma para o IPHAN mais que o órgão não tinha conhecimento de partes  do prédio que foram quebradas pela prefeitura como o caso dos antigos depósitos de leite de seringa que foram removidos sem a autorização do órgão que segundo ela já descaracterizou o prédio.

Depois de muita polêmica envolvendo o caso, o então prefeito de Aveiro Ranilson do Prado falou que nunca deu ordem alguma para que retirassem as telhas do hospital. Mais o fato é que funcionários da prefeitura que na época trabalhavam para o atual governo foram fotografados e vistos pela população com veículos da prefeitura na retirada das telhas. 



 Intimação direcionada ao repórter Elias Junior que denunciou o caso na época 
Na semana passada o repórter deste site foi intimado pela Policia Federal para prestar esclarecimentos sobre a situação. Segundo a delegada Federal que está presidindo o inquérito foi um pedido do procurador geral da república no intuito de apurar os fatos e de punir os culpados que promoveram a ação sem a devida autorização do Governo Federal, haja vista que Fordlândia ainda pertence ao Governo Federal.

Para quem pensava que o caso tinha terminado e que como tudo que acontece no Brasil terminaria em Pizza para todos, se enganou. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos e divulgar os resultados para a sociedade Brasileira. 

Veja os Links de alguns sites que deram enfase a noticia na época da denuncia:


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário